Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Feria de Mataderos - Logo Oficial!

Feria de Mataderos – Logo Oficial!

Para começar: Segundo o governo da cidade de Buenos Aires (LINK) a “Feira de Mataderos” é um espaço onde se concentram todos os aspectos culturais que caracterizam nosso país: seus artesanatos, sua música, suas comidas e costumes. Um lugar de divulgação e reprodução de nossas raízes culturais e também a dos países irmãos. Todos os domingos a partir de 11hs. oferece artesanato, festivais artísticos, habilidades dos gaúcho, workshops, palestras, exposições, filmes e jogos tradicionais para crianças e adultos.

Vou ser direto. Todo domingo tem atividades e alternativas na cidade. Mas quando falamos de Feira de artesanato, antiguidades e costumes locais, a gente pensa na Feira de San Telmo ou na Feira de Mataderos. A primeira, todos conhecem. Passeio obrigado. Post Sobre Feira de San Telmo: Link. A segunda, a Feira de Mataderos é bem conhecida mas não todos a visitam porque fica mais longe, quase no limite da Capital. Mas a feira vale a pena.

A Feira tem todo o que o turista gosta: Tem para comprar (não tantas antiguidades – muito artesanato), muito para comer (não muita Variedade, mas boa qualidade), muito para escutar do folclore nacional (chacarera, zamba, chamamé e outros ritmos gauchescos), em consequência para dançar, e muito para apreender. Os preços são honesto e acessível para todos. Visitar a feira ao meio-dia, comprar alguma lembrancinha, comer uma boa carne e ver um pouco das costumes gaúchas nacionais sempre é uma boa alternativa numa cidade. Um pouco da vida rural no asfalto. Enfim, um programa bem turístico mas bom. Na viagem de volta um fica com a cabeça feliz, com musica na sangue, a barriga cheia e o coração contente!.

A Feira de Mataderos foi declarada “Patrimonio Intangible Cultural de la Ciudad de Buenos Aires” e já tem quase 30 anos! Enfim, as cores, os cheiros e sons especiais da nossa historia e atualidade… poucos lugares em Buenos Aires os podem encontrar.

  • Link Oficial da Feira: LINK
  • Para assistir Vídeos (oficial) da Feira: LINK
  • Feria de Mataderos nas Noticias, Jornal La Nación: LINK
Gauchos na Feira! - Imagem oficial

Gaúchos na Feira! – Imagem oficial

Como Chegar:
A feira funciona no velho Mercado de Mataderos (MERCADO NACIONAL DE HACIENDA), no bairro com o mesmo nome. Mataderos está localizado ao sul da Cidade de Buenos Aires. A dica: os domingos todo esta bem tranquila a cidade. Então, podem pegar o ônibus (uma hora aproximadamente). Ou em táxi (30 a 40 minutos) da pra ir, mas é salgado (mas não proibitivo). Mesmo assim, as vezes é mais simples e em grupo é mais rápido!

  • Ônibus: 55, 63, 80, 92, 103, 117, 126, 141, 155, 180 e por autopista.
  • De carro: desde o centro subindo na avenida Independência, depois muda o nome para Avenida Alberdi. Continuando sempre até a avenida Lisandro De La Torre! (muito simples!).
  • No caso de ter duvidas sobre o transporte: LINK

Endereço: AV. LISANDRO DE LA TORRE Y AV. DE LOS CORRALES, Mataderos
Dias e Horários: Os Domingos,  de março a dezembro, de 11 a 20.00hs. No  verão: sábados desde as 18.00 até a 01.00hs.
Tel. Informações: (Seg a Sexta) 4342-9629 – Sábados: 4687-5602
E-mail: feriademataderos_mc@buenosaires.gob.ar – Web

Mapa da Feira!

Outros Importantes!

Bar notável!

Bar notável!

“Bar Oviedo. Declarado Sitio de Interés Cultural, por ser un símbolo de la cultura del barrio de Mataderos. Legislatura de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires”

Bar Oviedo
Endereço: Lisandro de la Torre 2807, Liniers-Mataderos.
Tel: 4687-8690
Horário: de 6 a 20hs.
Forma de pagamento: dinheiro.
Preço: Acessível.

  • Revista Planeta JOY: LINK
  • Historia do Bar: LINK

Museo Criollo de los Corrales: LINKLINK2

Curtam dos Aires Buenos de Mataderos!