Tags

, , , , , , , , ,

Mate Argentino

Quando falamos de costumes locais, o Mate é a infusao com maior presença nas casas argentinas. Ou seja, esta presente em 98% dos lares. Mas o que é esta bebida?. Em principio, o Mate (em português chimarrão, “cimarrón”; em guarani Ka’ay —ka’a = erva, y = agua—) é uma infusão preparada com folhas de erva mate (Ilex paraguaiensis) planta presente nas cuencas dos Rios Paraguai, Paraná e Uruguai. As plantas passam por um processo especial antes de ser comercializadas. Elas são secadas, cortadas e moídas. O sabor é bem amargo. Mas tem gente que utiliza açúcar, adoçante e/ou mel. O Mate é uma bebida dos povos originários que viviam nestas regiões do cone sul.

Inodoro Pereira

Como se bebe? O Mate se bebe quente com um canudo (bombilla) num pequeno recipiente denominado cuia (calabaza) mas a agua quente não chega a ser fervida. O primeiro Mate é bem amargo e chamam ele de zonzo ou de tonto, porque é muito forte e não tem ainda o gosto apropriado. Existe uma grande diversidade de tipos de recipientes (cuias): de metal, de madeira, de couro, de plástico (alguns recicláveis) e outros que são caprichados e decorados em/com prata e/ou ouro. Tem pessoas que gostam de bombas diferenciadas, com decorações particulares e de vários metais. De forma simples, existem dois tipos de tamanho, aqueles bem grandes e os pequenos. Eu, particularmente, gosto dos menores porque bebo enquanto trabalho e porque bebendo com o pequeno o gosto é menos forte.

Propriedades e benefícios da popular bebida: Existem hoje em dia um sem fim de estudos sobre o Mate. Entre todas as características, o Mate tem um efeito estimulante (físico e mental) mas longe esta de ser tipo o café. A infusão é digestiva, depuradora e anti-oxidante. Alguns estudos salienta a importância da bebida nas pessoas de Terceira idade: só tomam agua com o Mate. Ainda tem uma longa quantidade de vitaminas (A, B1, B2, C e E), e é rica em sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, entre muitas outras propriedades. É um bom auxiliar das dietas pelo efeito de saciedade que ela da ao beber. Combate a diabetes (ver aqui). Alem de tudo isto, o Mate ajuda a eliminar o colesterol ruim, diminuindo as doenças cardiovasculares (Ver aqui). Segundo o Instituto Pasteur da França e a sociedade científica de Paris, não existe no mundo outra planta que se iguale à erva-mate em suas propriedades e seu valor nutricional.

Mas sem lugar a duvidas, o Mate tem uma característica especialmente legal: é uma tradição que gerou e gera amigos (alem de fortalecer a amizade), porque é uma bebida comunitária. É uma tradição que iguala as classes sociais. Presente em todas elas, junta elas ao seu redor. Em fim, o Mate une, junta e vence preconceitos. Alem de nos atar a nossa terra.

Che, um Mate!
Nos próximos Posts, falaremos dos costumes, cultura, das diferenças entre países e as míticas historias sobre esta enorme infusão que se convirtiu em um ícone social da região.

Ate próxima! E Lembrar: o Mate se bebe sempre, com chuva ou calor. E nunca, mas nunca jamais se nega alguém um mate.