Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Psicologia na Argentina

Psicologia na Argentina

Argentina é um tango. Longe de ser tratar de uma musica alegre, é melancólica. Um estudioso do tango definiu uma vez ao tango como o pensamento triste que se dança. Além do tango, a Argentina namora a crise. Seja econômica, politica ou social. A gente não pode ficar longe dela. Assim, cada 7 a 10 anos, o pais se reencontra com seu amor masoquista. Ao mesmo tempo, Argentina é o pais que maior quantidade de psicólogos por habitante tem. Não sei se a enorme quantidade de psicólogos no país é porque sempre estamos em crise ou porque a gente respira tango. Talvez, a existência dos psicólogos é o motivo pelo qual a gente pode conviver e namorar as crises.

Segundo estadísticas do ano 2005, na Argentina tem 1 psicólogo cada 649 habitantes. É muito mesmo. Na América Latina a media é de 65 psicólogos cada 100.000 habitantes, longe dos 154 da Argentina. Assim, Argentina se reconhece como o país dos psicólogos. Tanto que as agencias de turismo aconselham visitar ao psicólogo quando se visita a Argentina.

Minha mãe é psicóloga. Desde pequeno, os eventos familiares sempre foram interpretados a partir do pensamento do Freud ou Lacan. Assim, quando a gente brigava entre irmãos os justificativos tinham a ver mais com os mandatos familiares ou entendimentos que involucravam a toda a linha genealógica. Nada de brigar porque a gente era criança. A briga tinha que ver com uma compreensão particular da realidade e da historia familiar (entre muitas coisas).

Freud é argento!

Freud é argento!

Buenos Aires respira psicologia. Em cada café, cenário obrigado do portenho, se podem ver mesas infinitas com pessoas falando e falando, exteriorizando, tentando compreender de forma masoquista e analítica cada um dos lamentos da vida. E o nosso comportamento não esta errado. Faz bem falar, é liberador. Se abrir os amigos, mesmo nos aspectos mais íntimos da vida privada. Métodos de sobrevivência, em um país onde a crise sempre esta presente.

Argentina é um país onde se repensar e rever o passado é vital para repensar o horizonte. Então fica a dica, se vocês visitam a cidade da fúria, não esqueçam de marcar hora com um psicologo. E se podem, depois encontrar alguém num café para falar do que falaram.

  • Post sobre os significados do café em Buenos Aires Vol.1LINK,
  • Post sobre os significados do café e as separaçõesLINK
  • Cafe Tortoni (LINK) e Confeiteira Las Violetas (LINK)
  • Não é você, sou eu: Separações em Buenos Aires e no Rio de Janeiro: LINK

Curtam dos Aires Buenos da Vida!!