Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Praça Dorrego - San Telmo

Praça Dorrego – San Telmo

No bairro mais boêmio e antigo da cidade de Buenos Aires fica a Feira de San Telmo. Ela é considerada uma das 10 melhores feiras de rua do mundo (LINK). E o prestigio internacional é consolidado e aumentado dia a dia. A feira fica no coração do Bairro de San Telmo, no sul da cidade. Em 1822, na Praça Dorrego, existia um mercado de alimentos, e recebeu o nome atual no ano 1900. Os domingos a Praça Dorrego tem uma grande feira de antiguidades e artesanato, entre muitas outras coisas. Entre os objetos para encontrar tem: Moedas, bilhetes, Mates de Chimarrão, Telefones antigos, Medalhas, Copos, Vasos, Pratos, Matais, prata, Cristais, porcelana, objetos de fazendas antigas, pinturas, brinquedos, instrumentos de musica, vitrolas, discos, Moveis, livros, roupa, em fim, de todo mesmo, mas o melhor é se surpreender. Às vezes as coisas encontram a um nestes lugares, e essa é a ideia. Deixar-se encontrar.

A feira tem mais de 270 barracas. Mas acontece um sem-fim de eventos simultaneamente. No domingo, mais de 10.000 visitantes passeiam, compram, bailam, comem e se curtem deste paraíso de excentricidades e encontros não premeditados!. Um exemplo disso é que no centro da praça se ensina aulas de Tango!. Só para profissionais ou amadores carismáticos!

Além da Feira, existem muitas outras atrações o tempo todo na rua, com os mais diversos artistas: Mimos, Músicos, Bailarinos de Tango, Pintores, desenhistas, entre outros. A praça toda é um show. Em fim, a feira é esse tipo de lugar aonde todos os presentes terminam sendo parte do Show, protagonistas deste lugar especial da cidade.

Ao redor da praça, estão os bares e restaurantes que a abraçam e se escondem em diversas ruas por perto. Alguns deles são de alta categoria, outros têm longas historias na cidade, estão àqueles modernos que tracionam as estruturas tradicionais, aqueles restaurantes que a antiguidade própria se fusiona com a antiguidade dos comensais, e em outros que são frequentado unicamente por gente nova e alternativa. É exatamente essa diversidade histórica, mistura geracional e riqueza gastronômica que faz do bairro uma experiência única e intensa.

Não posso deixar de falar do Bar Britanico, Bar El Federal, Bar la Poesia, Bar plaza Dorrego, Bar Mitos Argentinos, la parrilla la Brigada, Desnivel…. Em San Telmo fica uma das mais tradicionais casas de tango de Buenos Aires, a El Viejo Almacén, que oferece jantar e show Endereço: Av. Independencia e Balcarce)LINK

Para dar uma olhada nos restaurantes e bares do Bairro (todos os tipos de cozinha e preços): LINK 1  e LINK 2

O bairro também tem igrejas e museus (por ex. Museu do Cinema e Museu de Arte Moderno) para quem quiser esticar a visita após a feirinha. Por perto é bom passear pela Rua San Lorenzo, onde fica a Casa Minima. Também pela rua Defensa. O monumento a Mafalda, sua casa esta no Bairro. Em fim, o bairro tem de tudo para oferecer ao Visitante, de dia ou a noite. Um lugar altamente aconselhável para aqueles que desejam conhecer um lugar típico e boêmio da cidade.

Endereço: Humberto Primo e DEfensa, San Telmo
Dia da feira: Domingo
Horário: 10 a 17hs

Dar uma olhada em caso de duvidas WEB Dar uma olhada em caso que estejam perdidos e sem google maps por perto! MAPA LINK

Em San Telmo, todo se encontra, em todos lados!

Em San Telmo, todo se encontra, em todos lados!

Dicas básicas:
Ir com roupas e tênis cômodos! No verão é fundamental!
Câmara em mão mas com cuidado
Pechinchar os preços!
Na mesa, pergunta se podem pagar com Cartão ou só em dinheiro!
Nesta área do Bairro tem infinidade de bares e restaurantes: de uma olhada, tem muitos para escolher!
O lugar fica perto do centro, então, coletivo (ônibus) e Subte (metro) são a melhor opção!

Domingo em Buenos Aires Vol.2: Folklore, Comidas e Artesanato na Feria de Mataderos LINK

Até a próxima!