Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Origem internet

Com este post, vou começar com a categoria Tango. Aos poucos, a gente vai tentar explicar o Tango, esse sentimento que se dança. Mas está no coração do tango o sentimento profundamente nostálgico. E é assim que vou começar com esta categoria particular da cultura Argentina. Antes de continuar, sugiro que enquanto leiam o post, escutem simultaneamente uma musica (pressionar aqui).

Um dia como hoje, 26 de novembro, morria uns dos melhores cantantes de Tango da historia. Particularmente, um dos maiores interprete no período Pos-Gardeliano. E Ele foi e ainda é um dos meus favoritos. Seu nome: Julio Sosa, seu apelido: “El Varon del Tango”.

Nada foi fácil para ele. Julito nasceu em Uruguai, e fez de tudo para ganhar o pão (vendedor de biscoitos na rua, faxineiro de trens, entregador de drogaria, marinho etc). Sua carreira começou em Uruguai. Mas foi na Argentina que ele se destacaria e brilharia até deixar-nos órfãos de suas interpretações, em 1964.

Foi aos poucos que ele fez sucesso. Ele se inscrevia em todo concurso de cantante que existisse. Assim, se mudou a Montevideo e passou por varias orquestras. Ele foi a vos líder na orquestra de Luis Caruso. Foi com Francisco Rotundo que começou apresentar-se com maior frequência já em Buenos Aires. E foi com Francini Pontier que ele se consolidou na cena e conheceu os frutos do dinheiro. Nos seus últimos anos, com o grande Leopoldo Federico a fama já era sua.

Origem internet

Ele tinha outros vícios, como na vida um deve ter. Porque um vicio só é mais perigoso que ter muitos. A poesia, o Tango e os automóveis foram algum deles. E foi este ultimo vicio que nos tiraria a Julio das interpretações, com um terrível acidente de transito. O velório foi no mítico Luna Park, templo popular dos grandes.

Mas Sosa teve que lutar com a musica dos jovens dessa época, década dos 60s, podem imaginar. O Tango já não era a musica escolhida pelos jovens, mas sim confirmada pelos adultos. O Rock já estava presente e o tango começou a ter idade de pentear cabelos brancos. Mas a pesar da idade, o Tango nunca foi aposentado. Longe disso, Julio Sosa foi um dos últimos cantante de Tango de multidões.

O Tango nos clava uma faca no coração, nos deixa emocionados. Mas é o cantante que transmite esse sentimento tão profundo. O cantante deve ser um interprete de luxo. Porque é ator de sentimentos falados. E, para mim, O Julio não só cantava, mas era o melhor ator. Ele nos fazia esquecer partes da letra, porque só escutando a Julio cantar, o sentimento nos penetrava e deixava com lagrimas nos olhos.

O Tango no pretende vender esperança, mas sim fazer-nos sentir vivos, com a dor na pele. A nostalgia não é um sentimento de esperança, pelo contrario, é a dor e paixão perpetua como é o sentir do Tango.

Cada vez que eu escuto a musica “Por Qué canto así” interpretado por Julito, eu fico emocionado. E a musica me faz sentir quanto amor temos para que a dor da vida nos doa tanto.

Esta é minha primeira homenagem ao Tango, porque sem ele a vida não seria igual e meu país deixaria de ser a Republica da Paixão.

Origem internet

Por qué canto así
(1943)
Musica: José Razzano
Letra: Celedonio Flores

Porque cuando pibe me acunaba en tangos
la canción materna que llamaba al sueño,
y escuché el rezongo de los bandoneones
bajo el emparrado de mi patio pobre.
Porque vi el desfile de las inclemencias
con mis pobres ojos de llorar abiertos,
y en aquella pieza de mis buenos viejos
tuvo la pobreza su mejor canción…

Y yo me hice en tangos,
me fui modelando en odio, en tristeza,
en las amarguras que da la pobreza,
en llantos de madres,
en las rebeldías del que es fuerte y tiene
que cruzar los brazos
cuando el hambre viene…
Y yo me hice en tangos,
porque es bravo, fuerte,
tiene algo de vida,
tiene algo de muerte…

Porque quise mucho, porque me engañaron,
y pasé la vida barajando sueños…
Porque soy un árbol que vivió sin flores,
porque soy un perro que no tiene dueño…
Porque tengo odios que nunca los digo,
porque cuando quiero me desangro en besos…
Porque quise mucho y no me han querido…
¡Por eso yo canto tan triste, por eso!